O QUE É AQUAPONIA


A palavra “AQUAPONIA” é derivada da combinação entre “aquicultura” (produção de organismos aquáticos) e “hidroponia” (produção de plantas sem solo).


É um sistema integrado de cultivo de peixes com o cultivo de plantas, aproveitando o nutriente de forma eficiente em um sistema de recirculação.

Atualmente é difundido amplamente nos países desenvolvidos, para produzir planta e peixes de alta qualidade e abastecer o mercado local. Este tipo produção utiliza apenas 10 % da água, que pode se tornar uma alternativa de produção sustentável no Brasil, em locais com acesso a pouca água e por utilizar sistema de hidroponia, onde não requer a utilização do solo para o cultivo de plantas, podendo ser solução para locais onde não há solos, como regiões áridos e semiáridos como no centro-oeste e nordeste. 


A aquaponia tem por princípio a produção de alimentos saudáveis como produção de peixes, valiosas fontes nutricionais com menos colesterol e gorduras saturada e hortaliças livre de agrotóxicos, com uma visão de respeito ao meio ambiente e atendimento às atuais demandas de um mercado consumidor mais consciente e exigente.



Comentários (0)


Deixe um comentário